A procura acabou! Inscreva-se na pós mais completa do mercado

CONHEÇA A NOSSA EMENTA

Introdução a ciência de dados

Sistema de Informação Geográfica

Sensoriamento remoto e Modelagem espectral

Banco de Dados Geoespaciais (BDG)

Programação aplicada à geotecnologias

Inteligência artificial, machine learning e deep learning

Geodados na gestão pública

ESG para geotecnologias

Geovisualização: Dashboards e WebMap

Pesquisa científica no contexto das geotecnologias

CONHEÇA OS NOSSOS PROFESSORES

Introdução a ciência de dados

Fundamentos gerais de Data Science, Big Data e Análise de Dados. Principais aplicações da Ciência de Dados. Introdução a linguagens de programação, modelos de inteligência artificial. Análises de Dados para Geotecnologias.

Sistema de Informação Geográfica

Introdução ao SIG. Cartografia Básica, Digital e Temática. Base de dados espaciais; Sistema de coordenadas geográficas e projetadas, Sistema UTM, DATUM. Software QGIS: download e instalação, interface, arquivos, inserção de dados, navegação, plugins, definição do projeto. Análises geoespaciais voltadas a estudos caso usando o QGIS.

Sensoriamento remoto e Modelagem espectral

Fundamentos teóricos do Sensoriamento Remoto. Espectroscopia de reflectância. Comportamento Espectral de Alvos. Sistemas Sensores. Modelagem Espectral com foco em sistemas ambientais.

Banco de Dados Geoespaciais (BDG)

Sistemas de Informação Geográficos (SIG) e Banco de Dados Geográficos (BDG), com ênfase na consulta de dados geoespaciais através da linguagem SQL e da interação entre linguagens de programação e ambientes SIG.

Programação aplicada à geotecnologias

Contexto histórico da programação. Linguagens de programação enquanto ferramenta para resolução de problemas. Conceitos basilares de linguagens de programação. Fundamentos e estruturas da programação em Sensoriamento Remoto. Fundamentos e estruturas da programação em Geoprocessamento.

Inteligência artificial, machine learning e deep learning

Introdução à Inteligência Artificial; Machine Learning; Deep Learning; Visão Computacional.

Geodados na gestão pública

Introdução à Inteligência Geográfica e Geodados. Ética e Legislação em Inteligência Geográfica. Coleta e Tratamento de Geodados. Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Inteligência Geográfica aplicada: Estudo de Caso do Combate ao Desmatamento em Goiás.

ESG para geotecnologias

ESG (Ambiental, Social e Governança), versus sustentabilidade e suas aplicações. Estudo de Impactos Ambientais com o uso prático de Geotecnologias. O uso de geotecnologias para as práticas de ESG.  Análise e Estudo de caso de modelos de ESG aplicados. 

Geovisualização: Dashboards e WebMap

Dashboards e WebMap tem como objetivo capacitar os estudantes na criação de visualizações geográficas interativas por meio de dashboards e mapas web. O curso abordará conceitos teóricos e práticos, explorando ferramentas modernas para a representação de dados geoespaciais.

Pesquisa científica no contexto das geotecnologias

Ciência, conhecimento e método científico. Pesquisa científica. Trabalhos e publicações científicas. Estrutura e construção detalhadas de trabalhos científicos. Gerenciador de referências. Pesquisa científica no contexto das geotecnologias.

Luana Lavagnoli Moreira

Sócia-fundadora da AmbGEO Cursos e Treinamentos. Doutora em Recursos Hídricos e Saneamento pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (2022), mestre em Engenharia Ambiental com ênfase em recursos hídricos (2017) e Engenheira Ambiental pela UFES (2014).

Atuou como docente no Instituto Federal do Espírito Santo nos cursos de Eng. Ambiental, técnicos em Meio Ambiente e Florestas, já foi professora de pós-graduação dos cursos de Eng. Ambiental, Recursos Hídricos, Segurança no Trabalho e Eng. Sanitária da Faculdade Cândito Mendes.

Orientou 50 alunos de graduação e pós-graduação. Autora de mais de 30 artigos científicos publicados em revistas internacionais, nacionais e congressos.

Christhian Santana Cunha

Sócio e professor da AmbGEO Cursos e Treinamentos e idealizador do curso de Google Earth Engine e Python para Análises Geoespaciais, Codificando Soluções.

Bacharel em Gestão Ambiental, Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental e Doutorando em Sensoriamento Remoto.

Possui 10 anos de experiência na área de gestão de recursos hídricos, sensoriamento remoto e geoprocessamento, atuando também, como coordenador técnico de diversos Planos de Recursos Hídricos, entre outros estudos envolvendo processos de licenciamento ambiental, análises de passivos ambientais e supervisão ambiental.

Além disso, realiza pesquisas e possui publicações científicas associadas a computação em nuvem com o Google Earth Engine e Python, assim como  mapeamento de áreas úmidas com algoritmos de machine learning e estudos que utilizam técnicas de sensoriamento remoto.

Atua como em projetos técnicos e consultorias como Cientista de dados com ênfase em Análises Geoespaciais utilizando linguagem de programação Javascript e Python.

Gustavo Baptista

Professor Associado IV do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília.

Ex-coordenador do Pólo UnB do Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais – ProfCiamb (2018-2020).

Ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geociências Aplicadas e Geodinâmica (2016-2018) e ex-Diretor do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares CEAM/UnB (2014-2016).

Possui Bacharelado em Geografia pela Universidade de Brasília (1994), Licenciatura em Estudos Sociais – Habilitação Geografia pela União Pioneira de Integração Social Faculdades Integradas (2009), especialização em Inteligência de Futuro: Prospectiva, Estratégia e Políticas Públicas pela Universidade de Brasília (2015), mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Geologia pela Universidade de Brasília (2001).

Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável (CDS/UnB). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto e em Avaliação Ambiental.

Divulga ciências em redes sociais. Autor do Podcast O Fascinante Mundo do Sensoriamento Remoto.

Gustavo Ferreira

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade de Brasília, com mestrado na mesma área, enfocando a linha de pesquisa de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (UnB). Atualmente, ocupa a função de Analista em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Sênior na SCCON Geospatial e professor de processamento digital de imagens no Laboratório de Propulsão Digital. A experiência inclui atuação como pesquisador graduado no IPEA e Analista de Suporte em Geoprocessamento no DFTrans.

A expertise abrange Sistemas de Informações Geográficas (SIG), técnicas de classificação de imagens de satélite, análise de séries temporais, manipulação de dados espaciais, geoestatística, gerenciamento de banco de dados espaciais, interpretação de imagens orbitais para identificação de ecossistemas florestais e inundáveis, uso de linguagens programação nas geociências e desenvolvimento web para dados espaciais.

Murilo Raphael Dias Cardoso

Gerente de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás. Premiado com um dos 3 melhores profissionais da área de Geotecnologias pela Revista MundoGEO.

Foi Superintendente de Fiscalização e Controle Ambiental do Estado de Goiás. Foi gerente do Setor de Geoprocessamento na empresa DBO Engenharia Ltda

Especialista em Sistema de Informações Geográficas pela University of California. Graduado em Geografia na UFG (Universidade Federal de Goiás) foi estagiário no LAPIG (Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento) com bolsa da University of New Hampshire. É Especialista em Ciência e Análise de Dados pela USP.

Nájila Rocha

Engenheira Florestal, Mestre em Recursos Hídricos e Doutora em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. Apaixonada por planejamento ambiental, pesquisa e desenvolvimento sustentável. Especialista em GIS.

Após 12 anos de experiência em pesquisas ambientais, hoje meu objetivo é transformar Micro e Pequenas Empresas em Negócios Inovadores e Sustentáveis na integração de estratégias ESG (Ambiental, Social e Governança) para alcançar as metas da ODS com ética, cultura e diversidade.  Faço parte da Casa de Educação e Cultura Amora, local

onde desenvolvo projetos de ESG para microempresas da região de Porto Alegre, buscando sempre o melhor aproveitamento dos recursos e o crescimento das marcas.

Em 2018 fui convidada pela empresa Codex a participar da Revisão do Zoneamento Ambiental da Silvicultura do RS. Por ter amplo conhecimento na questão dos recursos hídricos, inclusive com Mestrado na área, fui responsável por toda a parte de elaboração do projeto, escrita do relatório e análise dos resultados. Trabalhei no projeto até final de 2023 quando a atualização proposta foi aceita pelos órgãos competentes e o ZAS foi depois de 15 anos, atualizado.

Marcos Aurélio Machado

Sócio e professor da AmbGEO Cursos e Treinamentos. Pós graduando em geoprocessamento, Engenheiro Sanitarista e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período sanduíche na University College Cork.

Atua como instrutor de QGIS e ArcGIS a mais de 3 anos, tendo ampla experiência prática aplicada ao mercado de trabalho e estudos acadêmicos. Foi estudante bolsista CNPq entre 2016 e 2017 na área de sensoriamento remoto e desde então vem acumulando experiência em geoprocessamento, principalmente como engenheiro ambiental em estudos hidrológicos, modelagem computacional na área de hidrologia e hidráulica para estudos no setor de geração de energia elétrica.

João Otávio Firigato

Engenheiro da Computação (2013), foi desenvolvedor de software (2013 – 2015), trabalhou como Técnico de Informática (2015 – 2021), é mestre em Geografia pela UFMS (2018 – 2021) na linha de pesquisa Deep Learning aplicado ao Sensoriamento Remoto.

Atualmente é consultor e desenvolvedor de Projetos em Visão Computacional e IA para Imagens de Drones e Satélite. Mentor e Criador de conteúdos sobre Python, Machine Learning, Deep Learning, Visão Computacional, GEE, Sensoriamento remoto. Professor das formações GeoVisão e IAGEO da empresa AmbGEO Cursos e Treinamentos.

Luis Fernando Chimelo Ruiz

Líder em Pesquisa e Desenvolvimento na empresa Salva.

Formado no Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre e Doutor em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou seu pós-doutoramento em mapeamento digital de solos na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) – Universidade de São Paulo (USP). Desenvolveu pesquisas de mapeamentos da cobertura e de uso da terra, mapeamento digital de solos e eventos extremos, integrando aprendizagem de máquina, banco de dados geográfico e big data.